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Unidade 1: Diversidade de materiais
Tema
01: Massa, volume e densidade
Tema 02: Os estados físicos da matéria
Tema 03: Mudanças de estado físico
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Conhecer, diferenciar e aplicar os conceitos: matéria, massa, volume, átomo e
molécula;
-Matéria =
tudo aquilo que tem massa e volume.
-Massa = qnt de matéria q 1 corpo possui.
Unidades
de massa:
-Kg -
quilogramas
-T –
tonelada
-g – grama
OBS: Massa
é diferente de peso não confundem.
-Volume: qnt de espaço q 1 corpo ocupa.
Unidades
de volume:
- 1 m³ =
1000 l
- 1 cm³= 1
ml
-Átomo: pequenas partículas q formam a matéria. Ex:
H , O .
-Mólecula: união de átomos. Ex: H2O.
OBS: de acordo com o Otavio, o conceito de átomo e
mócula devem mudar ao decorrer do ano.
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Identificar e explicar as propriedades gerais da matéria;
- Inércia =
capacidade de um corpo alterar seu estado(movimento-> parado e
vice-versa). Quanto maior for a massa, maior a inércia.
Ex: carinho
de supermercado, vazio é fácil de se empurrar, porém no final da compra, ao
colocarmos muitos “corpos”no carro, sua massa aumenta e consequentemente, sua
inércia aumenta, já que vai ficar difícil de alterar seu estado (
movimento-> parado)
Pegadinha do Otavio: na primeira prova de tarde de
ciências, a tirinha do Garfield não era inércia, pq não mostrava a resistência
de alterar seu estado, já que aquelas meias podiam ser de metais pesadas ou
leves ;e também tinha muito mais haver com peso do q massa.
-Impenetrabilidade = 2 corpos não ocupam o msm
lugar, ao msm tempo.
-Divisibilidade = capacidade de um corpo se dividir.
-Compressibilidade = capacidade de um corpo diminuir
seu volume; de comprimir.
-Elasticidade = capacidade de uma matéria
voltar ao seu estado normal.
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Caracterizar e explicar os três estados físicos da matéria (sólido, líquido e
gasoso) por meio do modelo cinético molecular;
MODELO CINÉTICO MOLECULAR
Solido
|
Liquido
|
Gasoso
|
|
Forma
|
Fixa
|
Vária
|
Vária
|
Volume
|
Fixa
|
Fixo
|
Vária
|
Movimento
|
No
eixo
|
No
eixo
+
deslocamento
|
Pra
todos os lados
|
Liberdade
|
Pouca
|
+/-
|
Muita
|
Força
|
Muita
|
+/-
|
Pequena
|
Distancia
|
Pequena
|
+/-
|
Distante
|
Organização
|
Organizado
|
+/-
|
Desosraganizado
|
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Identificar, compreender, diferenciar e exemplificar as mudanças de estados
físicos;
MUDANÇAS DE ESTADO FISICO
Sublimação (GasosoàSolido)
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Solidificação(LiquidoàSolido) Ebulição(GasosoàLiquido)
<<<<<<<
<<<<<<<<
Solido Liquido Gasoso
ààààà ààààà
Fusão ( SolidoàLiquido) Vaporização (LiquidoàGasoso)
àààààààààààààààà
Sublimação (SolidoàGasoso)
OBS: existe 2 tipos de vaporização:
-Ebulição
= tem formação de bolhas, temperatura variada e rápido. Ex: água do miojo
fervendo.
-
Evaporação = não tem formação de bolhas, temperatura constante e lento. Ex:
roupa secando no varal.
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Relacionar o ganho e a perda de calor durante as mudanças de estados físicos;
Na fusão e vaporização é necessário q haja o ganho
de calor.
Na ebulição e solidificação é necessário q haja a
perda de calor.
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Conceituar ponto de fusão e ponto de ebulição, compreendendo sua
aplicabilidade;
-Ponto de Ebulição (P.E) = temperatura q 1 corpo
precisa atingir para ebulir ou condensar.
Pegadinha do Otavio = no simulado, tinha uma questão
em q tava escrito Ponto de Condensação ;
Ponto de condensação e P.E são a msm coisa, da msm maneira q Ponto de
solidificação é a msm coisa q P.F.
-Ponto de Fusão (P.F) = temperatura q 1 corpo tem q
atingir para fundir ou solidificar.
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Interpretar gráficos e tabelas de mudanças de estados físicos;
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Relacionar a pressão, altitude e mudança de estado físico.
Qnd maior a altitude menor é a pressão atmosférica e
a pressão é um dos fatores q interfere no P.F e no P.E, esquematizado da
seguinte maneira:
+altura -altura
-
pressão +pressão
-
P.F e P.E +P.F e P.E
Por isso, na panela de pressão os alimentos ficam
preparados mais rápidos, já que na panela de pressão, a pressão é maior, ou
seja, vai ter um P.F e P.E maior, assim o alimento vai fica mais pronto mais
rápido. Ex: o miojo ,na panela de pressão, fica pronto mais rápido, pq a água
em q vai se encontrar o miojo vai estar numa temperatura maior, pq o P.E vai ser maior pois a pressão vai ser
maior.
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Identificar as propriedades específicas da matéria e reconhecer sua
importância;
DENSIDADE
-Densidade: a razão entre massa e volume (D=M/V)
Variações:
- M=D.V
- V = M/D
É alterado por:
1. Pressão
2. Temperatura
3. “Pureza”
4. Estado
físico
Quanto maior for a densidade de 1 corpo, esse corpo
tende a afundar, ir para baixo.
Quanto menor for a densidade de1 corpo, esse corpo
tende a flutuar, subir.
Quanto maior a massa, maior a densidade (+M , +D)
Quanto maior a densidade menor o volume (+D , -V)
Quanto maior o volume, menor a densidade (+V , -D)
*
Identificar e caracterizar o conceito de densidade, relacionando com massa e
volume.
-Densidade: a razão entre massa e volume (D=M/V)
Quanto maior for a densidade de 1 corpo, esse corpo
tende a afundar, ir para baixo.
Quanto menor for a densidade de1 corpo, esse corpo
tende a flutuar, subir.
Quanto maior a massa, maior a densidade (+M , +D)
Quanto maior a densidade menor o volume (+D , -V)
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Compreender a densidade em situações-problemas.
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Realizar cálculos envolvendo densidade, massa e volume;
-Densidade: a razão entre massa e volume (D=M/V)
Variações:
- M=D.V
- V = M/D
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Interpretar gráficos e tabelas de densidade;
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Unidade 4: Tudo é energia
Tema
03: Agitação térmica
Tema
04: A medida da temperatura
Tema
05: As trocas de calor
Tema
06: Dilatação e contração térmica
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Conhecer, diferenciar e aplicar os conceitos: calor e temperatura, bem como
suas unidades de medidas;
CALOR
-Calor = energia transferida entre dois corpos.
Unidades
de calor:
- Joule
- Kcal
- Cal
-Temperatura = avaliação da agitação da partícula.
Unidades
de temperatura:
-K
-C
-F
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Relacionar calor e temperatura as mudanças de estado físico da matéria;
Na fusão e vaporização é necessário q haja o ganho
de calor, para q a temperatura possa aumentar e assim o corpo passar de estado.
Na ebulição e solidificação é necessário q haja a
perda de calor para q a temperatura possa diminuir e assim o corpo passar de
estado.
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Compreender, aplicar e explicar equilíbrio térmico, sensação térmica e calor
específico;
-Equilíbrio térmico: qnd 2 corpos de temperaturas
diferentes entram em contato, o corpo de maior temperatura transfere calor para
o corpo de menor temperatura até atingirem a mesma temperatura.
-Sensação térmica: sensação q temos em relação a uma
temperatura.
Pegadinha do Otavio: no simulado, a questão da duas
mesas de madeira com ela afirmamos SENSAÇÃO TERMICA NÃO DEFINE TEMPERATURA ,
nessa questão por exemplo, o q aconteceu é q a mesa de madeira é mais isolador
termico do q o metal, dando a impressão de q uma tava mais fria do q a outra,
mas na verdade estavam na mesma temperatura.
-Calor especifico: qnt de calor q 1g de um corpo
precisa ganhar ou perder para aumentar ou diminuir sua temperatura em 1 grau.
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Relacionar e aplicar os conceitos de calor e dilatação dos corpos em situações
problemas.
DILATAÇÃO E CONTRAÇÃO
-Dilatação = + calor, + agitação, enfraquece a
ligação, as partículas se afastam e o volume fica maior.
OBS: msm q haja um buraco no meio do corpo, ele vai
se dilatar normalmente como se não tivesse nada (Exercício: 4, pg.102).
-Contração = - calor,- agitação, fortalece a
ligação, as partículas se aproximam e o volume fica menor.
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Diferenciar, exemplificar e explicar as maneiras de propagação de calor
(condução, convecção e irradiação).
TRANSMISSÃO DE CALOR
-Condução = os átomos em contato com uma fonte de
energia vibram mais e por meio de colisões transmitem energia para os outros
átomos. Isso acontece nos sólidos.
Condutores térmicos: conduzem bem o calor. Pequeno
calor específico.
Isolantes térmicos: não conduzem bem o calor. Alto
calor específico.
-Convecção =
qnd um gás ou liquido são aquecidos, a transmissão de calor se da pelo
deslocamento de átomo, que aumentam o volume, ficam menos denso e sobe, assim a
parte de cima desce, já que de acordo com a impenetrabilidade, 2 corpos não
ocupam o msm lugar. A parte de cima q desceu vai aquece e subir, formando um
ciclo.
-Irradiação = é o processo de transmissão de calor
através de ondas eletromagnéticas. Qnd são absorvidas aumentam a temperatura.
TODOS OS CORPOS LIBERAM CALOR EM FORMA DE ONDAS ELTOMAGNETICAS.
OBS: Se propaga até no vácuo e são refletidas pelos
espelhos.
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Modelo Atômico
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Conhecer, diferenciar e explicar os modelos atômicos de Dalton, Thomson,
Rutherford e Bohr.
Dalton:
- O átomo era uma esfera maciça, indestrutível,
indivisível.
-Átomos iguais, elementos iguais.
-Átomos diferentes, elementos diferentes.
-Toda matéria é formada por átomos.
-A reação química é o resultado da separação e união
de átomos.
Thomson:
-O átomo é formado por elétrons e carga positiva.
-A somatória desses cargas seriam nulas.
-O átomo era compacto.
Rutherford:
-O átomo não é compacto, possui espaço vazio.
-O núcleo central, pequenos, com massa e formado por
prótons.
-Os elétrons estariam girando ao redor do núcleo na
eletrosfera.
Bohr:
-Núcleo central formado por prótons e nêutrons ( sem
carga).
-Os elétrons possui energia fica e se movimentam em
orbitas ao redor do núcleo.
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Analisar a evolução do modelo atômico de acordo com as contribuições de cada
cientista.
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Unidade 2: As transformações dos materiais
Tema
01: A constituição da matéria.
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Caracterizar, localizar e calcular as sub partículas atômicas (prótons,
elétrons e nêutrons).
Prótons são as partículas do átomo que possuem carga
positiva, os prótons e os nêutrons, partículas do átomo sem carga, ficam no
núcleo e é onde esta concentrado a massa do átomo. O elétrons são partículas do
átomo com carga negativa e se encontra ao redor do núcleo, provavelmente,
girando em orbitas ao seu redor.
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Caracterizar átomo neutro e íons (cátions e ânions).
Átomos neutros são os átomos que possuem o mesmo
numero de prótons e de elétrons.
Os átomos íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons
e assim ficaram com carga. Existe dois tipos de átomos íons:
- Cátion = é um átomo que perdeu elétrons e ficou
com uma carga positiva.
- Anion = é um átomo que ganhou elétrons e ficou com
uma carga negativa.
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Conceituar e calcular número atômico e massa.
Número atômico é o número de prótons que um átomo possui.
A massa é o número de prótons mais o numero de nêutrons.
A = Z + N
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Conceituar elemento químico e conhecer suas representações.
Elemento químico é um conjunto de átomos que possuem
o mesmo número de prótons. É representado em latim porque é uma língua morta,
não muda. A primeira letra sempre é maiúscula. Ao ser escrita o número de massa
vem no canto superior esquerdo, e o número de prótons vem no canto inferior
esquerdo. Na tabela periódica é o inverso, o número de prótons no canto
superior esquerdo e o de massa no inferior esquerdo.
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Conceituar, aplicar e diferenciar elementos isótopos
Isótopos são dois ou mais átomos que possuem o mesmo
número atômico, mas a massa diferente.
ISO = iguais;
TOPOS = prótons.
Logo ISOTOPOS é
prótons iguais.
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Laboratório
FAÇAM
O EXERCICIO EXTRA DOS ROTEIROS DE LABORATORIOS!!
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