Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Resumão de acordo com roteiro


# Unidade 1: Diversidade de materiais

Tema 01: Massa, volume e densidade

       Tema 02: Os estados físicos da matéria

       Tema 03: Mudanças de estado físico

* Conhecer, diferenciar e aplicar os conceitos: matéria, massa, volume, átomo e molécula;
-Matéria =  tudo aquilo que tem massa e volume.
-Massa = qnt de matéria q 1 corpo possui.
            Unidades de massa:
    -Kg - quilogramas
    -T – tonelada
    -g – grama
    OBS: Massa é diferente de peso não confundem.
-Volume: qnt de espaço  q 1 corpo ocupa.
            Unidades de volume:
   - 1 m³ = 1000 l
   - 1 cm³= 1 ml
-Átomo: pequenas partículas q formam a matéria. Ex: H , O .
-Mólecula: união de átomos. Ex: H2O.
OBS: de acordo com o Otavio, o conceito de átomo e mócula devem mudar ao decorrer do ano.

* Identificar e explicar as propriedades gerais da matéria;
- Inércia =  capacidade de um corpo alterar seu estado(movimento-> parado e vice-versa). Quanto maior for a massa, maior a inércia.
 Ex: carinho de supermercado, vazio é fácil de se empurrar, porém no final da compra, ao colocarmos muitos “corpos”no carro, sua massa aumenta e consequentemente, sua inércia aumenta, já que vai ficar difícil de alterar seu estado ( movimento-> parado)
Pegadinha do Otavio: na primeira prova de tarde de ciências, a tirinha do Garfield não era inércia, pq não mostrava a resistência de alterar seu estado, já que aquelas meias podiam ser de metais pesadas ou leves ;e também tinha muito mais haver com peso do q massa.
-Impenetrabilidade = 2 corpos não ocupam o msm lugar, ao msm tempo.
-Divisibilidade = capacidade de um corpo se dividir.
-Compressibilidade = capacidade de um corpo diminuir seu volume; de comprimir.
-Elasticidade = capacidade de uma matéria voltar  ao seu estado normal.

* Caracterizar e explicar os três estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso) por meio do modelo cinético molecular;
MODELO CINÉTICO MOLECULAR
           

Solido
Liquido
Gasoso
Forma
Fixa
Vária
Vária
Volume
Fixa
Fixo
Vária
Movimento
No eixo
No eixo
+ deslocamento
Pra todos os lados
Liberdade
Pouca
+/-
Muita
Força
Muita
+/-
Pequena
Distancia
Pequena
+/-
Distante
Organização
Organizado
+/-
Desosraganizado


* Identificar, compreender, diferenciar e exemplificar as mudanças de estados físicos;
MUDANÇAS DE ESTADO FISICO
Sublimação (GasosoàSolido)          
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< 
Solidificação(LiquidoàSolido)        Ebulição(GasosoàLiquido)
 <<<<<<<             <<<<<<<<
Solido             Liquido           Gasoso
ààààà          ààààà
Fusão ( SolidoàLiquido)      Vaporização (LiquidoàGasoso)
àààààààààààààààà
Sublimação (SolidoàGasoso)

OBS: existe 2 tipos de vaporização:
            -Ebulição = tem formação de bolhas, temperatura variada e rápido. Ex: água do miojo fervendo.
            - Evaporação = não tem formação de bolhas, temperatura constante e lento. Ex: roupa secando no varal.

* Relacionar o ganho e a perda de calor durante as mudanças de estados físicos;
Na fusão e vaporização é necessário q haja o ganho de calor.
Na ebulição e solidificação é necessário q haja a perda de calor.

* Conceituar ponto de fusão e ponto de ebulição, compreendendo sua aplicabilidade;
-Ponto de Ebulição (P.E) = temperatura q 1 corpo precisa atingir para ebulir ou condensar.
Pegadinha do Otavio = no simulado, tinha uma questão em q  tava escrito Ponto de Condensação ; Ponto de condensação e P.E são a msm coisa, da msm maneira q Ponto de solidificação é a msm coisa q P.F.
-Ponto de Fusão (P.F) = temperatura q 1 corpo tem q atingir para fundir ou solidificar.

* Interpretar gráficos e tabelas de mudanças de estados físicos;

* Relacionar a pressão, altitude e mudança de estado físico.
Qnd maior a altitude menor é a pressão atmosférica e a pressão é um dos fatores q interfere no P.F e no P.E, esquematizado da seguinte maneira:
            +altura                        -altura
            - pressão                     +pressão
            - P.F e P.E                  +P.F e P.E
Por isso, na panela de pressão os alimentos ficam preparados mais rápidos, já que na panela de pressão, a pressão é maior, ou seja, vai ter um P.F e P.E maior, assim o alimento vai fica mais pronto mais rápido. Ex: o miojo ,na panela de pressão, fica pronto mais rápido, pq a água em q vai se encontrar o miojo vai estar numa temperatura maior, pq  o P.E vai ser maior pois a pressão vai ser maior.

* Identificar as propriedades específicas da matéria e reconhecer sua importância;
DENSIDADE
-Densidade: a razão entre massa e volume (D=M/V)
            Variações:
   - M=D.V
   - V = M/D
É alterado por:
1.         Pressão
2.         Temperatura
3.         “Pureza”
4.         Estado físico


Quanto maior for a densidade de 1 corpo, esse corpo tende a afundar, ir para baixo.
Quanto menor for a densidade de1 corpo, esse corpo tende a flutuar, subir.
Quanto maior a massa, maior a densidade (+M , +D)
Quanto maior a densidade menor o volume (+D , -V)
Quanto maior o volume, menor a densidade (+V , -D)

* Identificar e caracterizar o conceito de densidade, relacionando com massa e volume.
-Densidade: a razão entre massa e volume (D=M/V)
Quanto maior for a densidade de 1 corpo, esse corpo tende a afundar, ir para baixo.
Quanto menor for a densidade de1 corpo, esse corpo tende a flutuar, subir.
Quanto maior a massa, maior a densidade (+M , +D)
Quanto maior a densidade menor o volume (+D , -V)

* Compreender a densidade em situações-problemas.

* Realizar cálculos envolvendo densidade, massa e volume;
-Densidade: a razão entre massa e volume (D=M/V)
            Variações:
   - M=D.V
   - V = M/D

* Interpretar gráficos e tabelas de densidade;

# Unidade 4: Tudo é energia

Tema 03: Agitação térmica

Tema 04: A medida da temperatura

Tema 05: As trocas de calor

Tema 06: Dilatação e contração térmica

* Conhecer, diferenciar e aplicar os conceitos: calor e temperatura, bem como suas unidades de medidas;
CALOR
-Calor = energia transferida entre dois corpos.
            Unidades de calor:
            - Joule
            - Kcal
            - Cal
-Temperatura = avaliação da agitação  da partícula.
            Unidades de temperatura:
             -K
            -C
             -F

* Relacionar calor e temperatura as mudanças de estado físico da matéria;
Na fusão e vaporização é necessário q haja o ganho de calor, para q a temperatura possa aumentar e assim o corpo passar de estado.
Na ebulição e solidificação é necessário q haja a perda de calor para q a temperatura possa diminuir e assim o corpo passar de estado.

* Compreender, aplicar e explicar equilíbrio térmico, sensação térmica e calor específico;
-Equilíbrio térmico: qnd 2 corpos de temperaturas diferentes entram em contato, o corpo de maior temperatura transfere calor para o corpo de menor temperatura até atingirem a mesma temperatura.
-Sensação térmica: sensação q temos em relação a uma temperatura.
Pegadinha do Otavio: no simulado, a questão da duas mesas de madeira com ela afirmamos SENSAÇÃO TERMICA NÃO DEFINE TEMPERATURA , nessa questão por exemplo, o q aconteceu é q a mesa de madeira é mais isolador termico do q o metal, dando a impressão de q uma tava mais fria do q a outra, mas na verdade estavam na mesma temperatura.
-Calor especifico: qnt de calor q 1g de um corpo precisa ganhar ou perder para aumentar ou diminuir sua temperatura em 1 grau.

* Relacionar e aplicar os conceitos de calor e dilatação dos corpos em situações problemas.
DILATAÇÃO E CONTRAÇÃO
-Dilatação = + calor, + agitação, enfraquece a ligação, as partículas se afastam e o volume fica maior.
OBS: msm q haja um buraco no meio do corpo, ele vai se dilatar normalmente como se não tivesse nada (Exercício: 4, pg.102).
-Contração = - calor,- agitação, fortalece a ligação, as partículas se aproximam e o volume fica menor.

* Diferenciar, exemplificar e explicar as maneiras de propagação de calor (condução, convecção e irradiação).
TRANSMISSÃO DE CALOR
-Condução = os átomos em contato com uma fonte de energia vibram mais e por meio de colisões transmitem energia para os outros átomos. Isso acontece nos sólidos.
Condutores térmicos: conduzem bem o calor. Pequeno calor específico.
Isolantes térmicos: não conduzem bem o calor. Alto calor específico.
-Convecção =  qnd um gás ou liquido são aquecidos, a transmissão de calor se da pelo deslocamento de átomo, que aumentam o volume, ficam menos denso e sobe, assim a parte de cima desce, já que de acordo com a impenetrabilidade, 2 corpos não ocupam o msm lugar. A parte de cima q desceu vai aquece e subir, formando um ciclo.

-Irradiação = é o processo de transmissão de calor através de ondas eletromagnéticas. Qnd são absorvidas aumentam a temperatura. TODOS OS CORPOS LIBERAM CALOR EM FORMA DE ONDAS ELTOMAGNETICAS.
OBS: Se propaga até no vácuo e são refletidas pelos espelhos.


# Modelo Atômico

* Conhecer, diferenciar e explicar os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
Dalton:
- O átomo era uma esfera maciça, indestrutível, indivisível.
-Átomos iguais, elementos iguais.
-Átomos diferentes, elementos diferentes.
-Toda matéria é formada por átomos.
-A reação química é o resultado da separação e união de átomos.

Thomson:
-O átomo é formado por elétrons e carga positiva.
-A somatória desses cargas seriam nulas.
-O átomo era compacto.

Rutherford:
-O átomo não é compacto, possui espaço vazio.
-O núcleo central, pequenos, com massa e formado por prótons.
-Os elétrons estariam girando ao redor do núcleo na eletrosfera.

Bohr:
-Núcleo central formado por prótons e nêutrons ( sem carga).
-Os elétrons possui energia fica e se movimentam em orbitas ao redor do núcleo.

* Analisar a evolução do modelo atômico de acordo com as contribuições de cada cientista.

# Unidade 2: As transformações dos materiais

Tema 01: A constituição da matéria.

* Caracterizar, localizar e calcular as sub partículas atômicas (prótons, elétrons e nêutrons).
Prótons são as partículas do átomo que possuem carga positiva, os prótons e os nêutrons, partículas do átomo sem carga, ficam no núcleo e é onde esta concentrado a massa do átomo. O elétrons são partículas do átomo com carga negativa e se encontra ao redor do núcleo, provavelmente, girando em orbitas ao seu redor.

* Caracterizar átomo neutro e íons (cátions e ânions).
Átomos neutros são os átomos que possuem o mesmo numero de prótons e de elétrons.
Os átomos íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons e assim ficaram com carga. Existe dois tipos de átomos íons:
- Cátion = é um átomo que perdeu elétrons e ficou com uma carga positiva.
- Anion = é um átomo que ganhou elétrons e ficou com uma carga negativa.   

* Conceituar e calcular número atômico e massa.
Número atômico é o número de prótons que um átomo possui.
A massa é o número de prótons mais o numero de nêutrons.
A = Z + N

* Conceituar elemento químico e conhecer suas representações.
Elemento químico é um conjunto de átomos que possuem o mesmo número de prótons. É representado em latim porque é uma língua morta, não muda. A primeira letra sempre é maiúscula. Ao ser escrita o número de massa vem no canto superior esquerdo, e o número de prótons vem no canto inferior esquerdo. Na tabela periódica é o inverso, o número de prótons no canto superior esquerdo e o de massa no inferior esquerdo.

* Conceituar, aplicar e diferenciar elementos isótopos
Isótopos são dois ou mais átomos que possuem o mesmo número atômico, mas a massa diferente.
ISO = iguais;
TOPOS = prótons.
Logo ISOTOPOS é  prótons iguais.

# Laboratório
FAÇAM O EXERCICIO EXTRA DOS ROTEIROS DE LABORATORIOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário