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domingo, 24 de junho de 2012

Roteiro de Recu - Respondido (26.06)


PS: O QUE TA GRIFADO DE VERDE É O QUE EU TENHO QUE ESTUDAR, AÍ HOJE A NOITE EU COMPLETO!

Trabalho

Distinguir os efeitos da divisão social do trabalho. Divisão Internacional do Trabalho (DIT): A divisão de atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo.  A DIT expressa as diferentes fases da evolução histórica do capitalismo: começando pela relação entre metrópoles e colônias - e chegando às relações em que países desenvolvidos se agregam a países subdesenvolvidos ou não industrializados. Os efeitos da DIT é a subordinação do trabalhador ao patrão, gerando a exploração do homem pelo homem, onde um trabalha para fazer o outro gerar lucro.

Compreender os elementos básicos da concepção marxista do trabalho.Karl Marx defendia o socialismo e era contra o capitalismo. Ele afirmava que no capitalismo as pessoas trabalhavam por horas, mulheres e crianças eram super-exploradas, tinham péssimas condições de habitação e alimentação e havia a concentração de riquezas e poder nas mãos de uns poucos. Acreditava que um sistema alternativo, no caso o socialismo, acabaria com a “exploração do homem pelo homem”.

Compreender a exploração do homem pelo homem.A exploração do homem pelo homem era praticada no capitalismo, como Karl Marx afirmava, era a exploração da classe dos trabalhadores (proletariado) pelos proprietários. Os trabalhadores para sobreviver tinham que vender sua força de trabalho, fazendo com que os proprietários virassem seus donos.

Diferenciar o socialismo teórico daquele que foi experimentado por alguns Estados.O socialismo científico foi aquele idealizado por Karl Marx no século XIX. Ele "previu" através de seus estudos o colapso do sistema capitalista e o advento de uma sociedade socialista que seria uma transição para uma sociedade comunista; os meios de produção pertenceriam à coletividade, o Estado e as desigualdades sociais, de pouco a pouco, iriam diminuindo até que se chegar ao estado em que não haveria mais desigualdades entre os homens (comunismo); os trabalhadores assumiriam através de uma revolução operária o controle do Estado e o remodelariam.
O socialismo real, como o próprio nome sugere, é aquele que foi implantado pela Revolução Russa de 1917 e desta propagado para o resto do mundo. Embora os dirigentes soviéticos afirmassem implantar em seu país o modelo defendido por Karl Marx, na verdade eles implantaram um sistema totalitarista de Estado, em que as liberdades individuais foram suprimidas e que, na prática, ao invés de suprimir, as desigualdades sociais, criou outras. Com a existência de uma classe política (burocracia) que vivia às despesas do Estado, em detrimento do resto da população que passava necessidade.

Estado intervencionista x liberal

Identificar as diferenças entre um conjunto de ações interventoras e liberais por parte de um governo.Estado Liberal: o Estado intervém apenas nos campos onde não surja iniciativa privada. É a busca do Lucro individual, o motor da atividade econômica.O Estado apenas deveria: garantir a segurança externa; defender a ordem social e as liberdades individuais; criar condições para garantir o bom funcionamento dos mercados; participar apenas pontualmente na satisfação das necessidades coletivas quando a iniciativa privada não o fizesse.Estado Intervencionista: o Estado intervém direta e indiretamente na atividade económica para combater e prevenir crises.
Característica
Liberal
Intervencionista
Intervenção do Estado na esfera econômica

X
Propriedade privada dos meios de produção
X

Livre iniciativa e a livre concorrência
X

Liberdade das trocas entre as nações
X

Estabilização da Economia (políticas de combate ao desemprego ou à inflação)

X
Redistribuição dos rendimentos (subsídio de desemprego, pensões de reforma ou invalidez)

X
Fornecimento de bens primários a toda a população (educação básica e cuidados de saúde a toda a população)

X

Compreender as consequências de uma ação interventora e liberal do governo para a sociedade.Ação Interventora:quando o governo intervém na esfera econômica ele tenta evitar crises, e se não há crise as pessoas não correm o risco de perder seus benefícios e suas propriedades, e os preços não ficam tão elevados.Ação Liberal: cada pessoa busca o lucro individual. Muitas ficam com muito dinheiro e propriedades, mas outras ficarão sem moradia e alimentação, pois o estado não poderia intervir para ajudá-las, nem com a melhoria dos bens públicos.

Compreender a limitações e as possibilidades de um modelo interventor e liberal de gestão estatal. 

Identificar o posicionamento dos partidos políticos ou outras entidades frente ao modelo interventor estatal.

Analisar a ação dos Estados Nacionais no que se refere ao enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Democracia x ditadura

Caracterizar regimes democráticos e ditatoriais. Democracia: governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através de representantes livremente eleitos.
Ditadura: regime político onde os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário estão nas mãos de um único grupo de pessoas, que exerce esses poderes de maneira absoluta sobre o povo.

Compreender o papel da mídia nos regimes democráticos. Na democracia a mídia tem papel totalmente definido, que é o de influenciar os candidatos para determinado partido e ajudá-los a fazerem suas determinadas perspectivas sobre os mesmos. Diferentemente nas ditaduras, em que a mídia não tem papel nenhum, afinal os governadores são elegidos sem mesmo a opinião ou os votos de ninguém.

Utilizar os indicadores socioeconômicos como forma de caracterizar os regimes políticos e a sociedade.

Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos a interpretativos sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômica.

A noção de democracia, segundo Robert Dahl. Democracia de Robert Dahl: as definições de Dahl são as seguintes:
a) hegemonias fechadas: regimes em que a disputa pelo poder é pouca e a participação política é limitada;
b) hegemonias inclusivas: regimes em que a disputa pelo poder é baixa e a participação política é mais extensa;
c) oligarquias competitivas: regimes em que disputa pelo poder é alta, mas a participação política é limitada;
d) poliarquia: regimes em que a disputa pelo poder é alta e a participação política é extensa.
Uma democracia atinge seu maior grau de desenvolvimento (poliarquia) quando o direito de voto abrange a maior parte da população e quando a competição pelo poder político envolve grupos distintos, com as mesmas chances de chegar no poder.

A relação entre democracia e desenvolvimento, segundo Amartya Sen. Principais críticas aos 
conceitos de desenvolvimento:
a) desenvolvimento como Felicidade: apesar de ser o menos etnocêntrico dos conceitos (o que menos entra na realidade), acaba sendo injusto por comparar realidades culturais amplamente distintas; é sensível também a momentos históricos atravessados pelas sociedades.
b) desenvolvimentos como Renda: desigualdade social e custo de vida.
c) desenvolvimento como IDH: o bom rendimento do IDH prejudicaria outras áreas como a economia (caso de Cuba).
d) desenvolvimento como Igualdade: do que adianta a sociedade ter igualdade mas essa igualdade ser ruim (ex: todo mundo pobre).

Região

Conceituar região. Porção do espaço marcada pela presença de um elemento marcante, de uma característica marcante. Não respeita as divisórias de regiões.

Compreender a utilização do conceito de região como forma de representação de uma realidade em um mapa. Um exemplo de região: região hospitalar, região climática, região econômica, região montanhosa etc.

Reconhecer as regionalizações do IBGE e geoeconômica, bem como as características de suas regiões e os critérios da regionalização. Regionalização do IBGE: a divisão oficial do Brasil em regiões baseia-se principalmente nas características humanas e econômicas do território nacional. A regionalização elaborada pelo IBGE divide o país em cinco macrorregiões. Os limites de todas elas acompanham as fronteiras político-administrativas dos estados que formam o país. Cada uma das macrorregiões do IBGE apresenta características particulares.


























Região Geoeconômica: não foi criada pelo IBGE. Nela o autor levou em consideração o processo histórico de formação do território brasileiro em especial a industrialização, associado aos aspectos naturais e sociais.






























Identificar regionalismos. (Conceito: expressão cultural que se manifesta em uma dada porção do espaço). Um exemplo seria Minas Gerais : no norte de minas temos um povo que tem uma cultura que se assemelha a da Bahia, eles chegam a falar "porcha" (porta), enquanto o povo de outras regiões falam "porta" e "arreda" . Tudo isso são expressões culturais, se manifestam em dada porção do espaço (Minas Gerais), logo é um tipo de regionalismo.

Território

Conceituar território. Porção do espaço onde ocorre o exercício do poder.

Diferenciar o território de fato e o de direito. De Fato: se baseia no “Uti Possidetis” = Quem usa ocupa, logo toma posse. Um exemplo é a FARC, que tem seu território (de fato) na Colombia (poder paralelo). De Direito: é quando o território é conhecido, demarcado, da lei.

Aplicar a diferença do território de fato e de direito em situações cotidianas. Na Colômbia se instalou a FARC, que é um poder de fato, pois não é institucionalizada (poder paralelo), já a própria Colômbia exerce um poder de direito, pois é um país, é conhecido e demarcado, da lei.

Conceituar poder político.

Conceituar poder paralelo.

Compreender o papel da sobreposição territorial como formadora de conflitos.

Compreender o processo de territorialização.  Processo de formação do território a partir da construção de cercas, edificações, monumentos e da posse simbólica (batismo de nomes).

Cultura e temas afins

Diferenciar posturas etnocêntricas daquelas que observam o relativismo cultural. Etnocentrismo: consolidação do senso de superioridade cultural frente à grande diversidade cultural do mundo. Relativismo Cultural: abordagem que você tenta se desgarrar de sua cultura e vive e entende outra, sem o etnocentrismo (preconceito); você se coloca na visão do outro para avaliar a cultura.

Compreender o processo de transformação cultural / aculturação.

Conceituar povo, Estado, e aplicar tais conceitos em estudos de casos.

Desmitificar a idéia de uma verdade absoluta a partir do relativismo cultural.

A apropriação da paisagem pela cultura na visão de Yi-Fu Tuan. O etnocentrismo é um traço humano comum e uma forma de defesa da própria cultura. Quando a realidade crua e nua despedaça a ilusão de superioridade cultural, é muito provável que uma cultura decline. O sentimento de conhecimento da verdade, a partir da noção de posse da “melhor religião” ou do “melhor modelo de família” é algo que serve, sobretudo, a um mecanismo de defesa de uma cultura. (A Imperiosa Verdade a Serviço dos Grandes Poderes, capítulo 2).

Temas associados ao Aulão

Compreender as causas que proporcionam os deslizamentos e as enchentes. As enchentes ocorrem, geralmente, entre vertentes, pois a gravidade faz com que a água desça, e se acumule no ponto mais baixo. Os deslizamentos ocorrem onde a região é muito inclinada e onde não possui cobertura vegetal, pois as raízes das plantas seguram a terra, se não há plantas o solo é sujeito e deslizamentos.

Associar o período em que ocorrem as tragédias como deslizamentos, soterramentos e enchentes com o regime do clima tropical. Onde o regime pluviométrico é elevado tem chances de ocorrer mais deslizamentos, enchentes e soterramentos, pois a água umedece o solo e deixa-o mais fofo, mas apito a deslizamentos e desmoronamentos. Temos que levar em consideração também a cobertura vegetal e o local das moradias, se estão em lugares próprios ou impróprios.

Relacionar os terremotos e o vulcanismo com a posição geográfica de determinadas regiões do planeta, junto aos limites de placas tectônicas. Os vulcões se localizam, geralmente, nas divisas de placas tectônicas, e a incidência de terremotos em lugares nas bordas das placas. O Brasil, por exemplo, se localiza no meio de uma placa, o que faz com que ele não tenha nem vulcões nem terremotos. Já o Japão, que se localiza na divisa de uma possui terremotos de alta escala e vulcões.

Compreender as premissas básicas da Teoria da Tectônica de Placas. Descobriram-se as dorsais marinhas e chegou-se à conclusão de que as áreas de vulcanismo e de terremotos coincidem com as dorsais oceânicas que acompanham as grandes cadeias montanhosas nos continentes. Grandes falhas geológicas sugerem que a crosta terrestre esteja dividida em grandes placas. Descobriu-se, também, assoalho novo no fundo dos oceanos, formado pelo magma que jorra na zona de contato entre as placas tectônicas.

Compreender as premissas básicas da Teoria da Deriva Continental. A teoria da Deriva Continental foi proposta em 1912, pelo cientista alemão Alfred Wegener, dizia esse que há milhões de anos havia um só continente chamado Pangéia que era cercado por um só oceano denominado Pantalassa.

Interpretar climogramas.


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