PS: O QUE TA GRIFADO DE VERDE É O QUE EU TENHO QUE ESTUDAR, AÍ HOJE A NOITE EU COMPLETO!
Trabalho
Distinguir
os efeitos da divisão social do trabalho. Divisão
Internacional do Trabalho (DIT): A
divisão de atividades e
serviços entre os inúmeros países do mundo. A DIT expressa as diferentes
fases da evolução histórica do capitalismo: começando pela relação entre metrópoles e colônias - e
chegando às relações em que países desenvolvidos se agregam a países
subdesenvolvidos ou não industrializados. Os efeitos da DIT é a subordinação do
trabalhador ao patrão, gerando a exploração do homem pelo homem, onde um
trabalha para fazer o outro gerar lucro.
Compreender os elementos básicos da concepção marxista
do trabalho.Karl Marx defendia o socialismo e era
contra o capitalismo. Ele afirmava que no capitalismo as pessoas trabalhavam
por horas, mulheres e crianças eram super-exploradas, tinham péssimas condições
de habitação e alimentação e havia a concentração de riquezas e poder nas mãos
de uns poucos. Acreditava que um sistema alternativo, no caso o socialismo,
acabaria com a “exploração do homem pelo homem”.
Compreender a exploração do homem pelo homem.A exploração do homem pelo homem era praticada no
capitalismo, como Karl Marx afirmava, era a exploração da classe dos
trabalhadores (proletariado) pelos proprietários. Os trabalhadores para
sobreviver tinham que vender sua força de trabalho, fazendo com que os
proprietários virassem seus donos.
Diferenciar o socialismo teórico daquele que foi
experimentado por alguns Estados.O socialismo científico foi aquele
idealizado por Karl Marx no século XIX. Ele "previu" através de seus
estudos o colapso do sistema capitalista e o advento de uma sociedade
socialista que seria uma transição para uma sociedade comunista; os meios de
produção pertenceriam à coletividade, o Estado e as desigualdades sociais, de
pouco a pouco, iriam diminuindo até que se chegar ao estado em que não haveria
mais desigualdades entre os homens (comunismo); os trabalhadores assumiriam
através de uma revolução operária o controle do Estado e o remodelariam.
O socialismo real, como o próprio nome sugere, é aquele que foi implantado pela Revolução Russa de 1917 e desta propagado para o resto do mundo. Embora os dirigentes soviéticos afirmassem implantar em seu país o modelo defendido por Karl Marx, na verdade eles implantaram um sistema totalitarista de Estado, em que as liberdades individuais foram suprimidas e que, na prática, ao invés de suprimir, as desigualdades sociais, criou outras. Com a existência de uma classe política (burocracia) que vivia às despesas do Estado, em detrimento do resto da população que passava necessidade.
O socialismo real, como o próprio nome sugere, é aquele que foi implantado pela Revolução Russa de 1917 e desta propagado para o resto do mundo. Embora os dirigentes soviéticos afirmassem implantar em seu país o modelo defendido por Karl Marx, na verdade eles implantaram um sistema totalitarista de Estado, em que as liberdades individuais foram suprimidas e que, na prática, ao invés de suprimir, as desigualdades sociais, criou outras. Com a existência de uma classe política (burocracia) que vivia às despesas do Estado, em detrimento do resto da população que passava necessidade.
Estado
intervencionista x liberal
Identificar as diferenças entre um conjunto de ações
interventoras e liberais por parte de um governo.Estado Liberal: o Estado intervém apenas nos campos
onde não surja iniciativa privada. É a busca do Lucro individual, o motor da
atividade econômica.O Estado apenas deveria: garantir
a segurança externa; defender a ordem social e as liberdades individuais; criar
condições para garantir o bom funcionamento dos mercados; participar apenas
pontualmente na satisfação das necessidades coletivas quando a iniciativa
privada não o fizesse.Estado Intervencionista: o Estado intervém direta e
indiretamente na atividade económica para combater e prevenir crises.
Característica
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Liberal
|
Intervencionista
|
Intervenção do Estado na esfera econômica
|
X
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|
Propriedade privada dos meios de produção
|
X
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|
Livre iniciativa e a livre concorrência
|
X
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|
Liberdade das trocas entre as nações
|
X
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|
Estabilização da Economia
(políticas de combate ao desemprego ou à inflação)
|
X
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|
Redistribuição dos rendimentos
(subsídio de desemprego, pensões de reforma ou invalidez)
|
X
|
|
Fornecimento de bens primários
a toda a população (educação básica e cuidados de saúde a toda a população)
|
X
|
Compreender as consequências de uma ação interventora e
liberal do governo para a sociedade.Ação Interventora:quando o
governo intervém na esfera econômica ele tenta evitar crises, e se não há crise
as pessoas não correm o risco de perder seus benefícios e suas propriedades, e
os preços não ficam tão elevados.Ação
Liberal: cada pessoa busca o lucro individual. Muitas ficam com muito
dinheiro e propriedades, mas outras ficarão sem moradia e alimentação, pois o
estado não poderia intervir para ajudá-las, nem com a melhoria dos bens
públicos.
Compreender a
limitações e as possibilidades de um modelo interventor e liberal de gestão
estatal.
Identificar o
posicionamento dos partidos políticos ou outras entidades frente ao modelo
interventor estatal.
Analisar a ação dos
Estados Nacionais no que se refere ao enfrentamento de problemas de ordem
econômico-social.
Democracia
x ditadura
Caracterizar regimes democráticos e ditatoriais. Democracia: governo no qual o poder e a responsabilidade
cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através de
representantes livremente eleitos.
Ditadura: regime político onde os poderes
Legislativo, Executivo e Judiciário estão nas mãos de um único grupo de
pessoas, que exerce esses poderes de maneira absoluta sobre o povo.
Compreender o papel da mídia nos regimes democráticos. Na democracia a mídia tem papel totalmente definido, que é o
de influenciar os candidatos para determinado partido e ajudá-los a fazerem
suas determinadas perspectivas sobre os mesmos. Diferentemente nas ditaduras,
em que a mídia não tem papel nenhum, afinal os governadores são elegidos sem
mesmo a opinião ou os votos de ninguém.
Utilizar os
indicadores socioeconômicos como forma de caracterizar os regimes políticos e a
sociedade.
Analisar a atuação
dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos
de disputa pelo poder.
Comparar diferentes
pontos de vista, presentes em textos analíticos a interpretativos sobre
situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições
sociais, políticas e econômica.
A noção de democracia, segundo Robert Dahl. Democracia de Robert Dahl: as definições de Dahl são as
seguintes:
a) hegemonias
fechadas: regimes em que a disputa pelo poder é pouca e a participação
política é limitada;
b) hegemonias
inclusivas: regimes em que a disputa pelo poder é baixa e a participação
política é mais extensa;
c) oligarquias
competitivas: regimes em que disputa pelo poder é alta, mas a participação
política é limitada;
d) poliarquia:
regimes em que a disputa pelo poder é alta e a participação política é extensa.
Uma democracia atinge seu maior grau de
desenvolvimento (poliarquia) quando o direito de voto abrange a maior parte da
população e quando a competição pelo poder político envolve grupos distintos,
com as mesmas chances de chegar no poder.
A relação entre democracia e desenvolvimento, segundo
Amartya Sen. Principais críticas aos
conceitos de
desenvolvimento:
a) desenvolvimento
como Felicidade: apesar de ser o menos etnocêntrico dos conceitos (o que
menos entra na realidade), acaba sendo injusto por comparar realidades
culturais amplamente distintas; é sensível também a momentos históricos
atravessados pelas sociedades.
b)
desenvolvimentos como Renda: desigualdade social e custo de vida.
c) desenvolvimento
como IDH: o bom rendimento do IDH prejudicaria outras áreas como a economia
(caso de Cuba).
d) desenvolvimento
como Igualdade: do que adianta a sociedade ter igualdade mas essa igualdade
ser ruim (ex: todo mundo pobre).
Região
Conceituar região. Porção do
espaço marcada pela presença de um elemento marcante, de uma característica
marcante. Não respeita as divisórias de regiões.
Compreender a utilização do conceito de região como
forma de representação de uma realidade em um mapa. Um
exemplo de região: região hospitalar, região climática, região econômica,
região montanhosa etc.
Reconhecer as
regionalizações do IBGE e geoeconômica, bem como as características de suas
regiões e os critérios da regionalização.
Regionalização do IBGE: a divisão oficial do Brasil em regiões
baseia-se principalmente nas características humanas e econômicas do território
nacional. A regionalização elaborada pelo IBGE divide o país em cinco
macrorregiões. Os limites de todas elas acompanham as fronteiras
político-administrativas dos estados que formam o país. Cada uma das
macrorregiões do IBGE apresenta características particulares.
Identificar
regionalismos. (Conceito: expressão cultural que se
manifesta em uma dada porção do espaço). Um exemplo seria Minas Gerais : no norte de
minas temos um povo que tem uma cultura que se assemelha a da Bahia, eles
chegam a falar "porcha" (porta), enquanto o povo de outras regiões
falam "porta" e "arreda" . Tudo isso são expressões
culturais, se manifestam em dada porção do espaço (Minas Gerais), logo é um
tipo de regionalismo.
Território
Conceituar território. Porção
do espaço onde ocorre o exercício do poder.
Diferenciar o território de fato e o de direito. De Fato: se baseia no “Uti Possidetis” = Quem usa ocupa, logo toma
posse. Um exemplo é a FARC, que tem seu território (de fato) na Colombia (poder
paralelo). De Direito: é quando o
território é conhecido, demarcado, da lei.
Aplicar a diferença do território de fato e de direito
em situações cotidianas. Na Colômbia se instalou a
FARC, que é um poder de fato, pois não é institucionalizada (poder paralelo),
já a própria Colômbia exerce um poder de direito, pois é um país, é conhecido e
demarcado, da lei.
Conceituar poder
político.
Conceituar poder
paralelo.
Compreender o papel
da sobreposição territorial como formadora de conflitos.
Compreender o processo de territorialização. Processo de formação
do território a partir da construção de cercas, edificações, monumentos e da
posse simbólica (batismo de nomes).
Cultura
e temas afins
Diferenciar posturas etnocêntricas daquelas que
observam o relativismo cultural. Etnocentrismo: consolidação
do senso de superioridade cultural frente à grande diversidade cultural do
mundo. Relativismo Cultural: abordagem
que você tenta se desgarrar de sua cultura e vive e entende outra, sem o
etnocentrismo (preconceito); você se coloca na visão do outro para avaliar a
cultura.
Compreender o
processo de transformação cultural / aculturação.
Conceituar povo,
Estado, e aplicar tais conceitos em estudos de casos.
Desmitificar a idéia
de uma verdade absoluta a partir do relativismo cultural.
A apropriação da paisagem pela cultura na visão de
Yi-Fu Tuan. O etnocentrismo é um traço humano comum e
uma forma de defesa da própria cultura. Quando a realidade crua e nua despedaça
a ilusão de superioridade cultural, é muito provável que uma cultura decline. O
sentimento de conhecimento da verdade, a partir da noção de posse da “melhor
religião” ou do “melhor modelo de família” é algo que serve, sobretudo, a um
mecanismo de defesa de uma cultura. (A Imperiosa Verdade a Serviço dos Grandes
Poderes, capítulo 2).
Temas
associados ao Aulão
Compreender as causas que proporcionam os deslizamentos
e as enchentes. As enchentes ocorrem, geralmente, entre
vertentes, pois a gravidade faz com que a água desça, e se acumule no ponto
mais baixo. Os deslizamentos ocorrem onde a região é muito inclinada e onde não
possui cobertura vegetal, pois as raízes das plantas seguram a terra, se não há
plantas o solo é sujeito e deslizamentos.
Associar o período em que ocorrem as tragédias como
deslizamentos, soterramentos e enchentes com o regime do clima tropical. Onde o regime pluviométrico é elevado tem chances de ocorrer mais
deslizamentos, enchentes e soterramentos, pois a água umedece o solo e deixa-o
mais fofo, mas apito a deslizamentos e desmoronamentos. Temos que levar em
consideração também a cobertura vegetal e o local das moradias, se estão em
lugares próprios ou impróprios.
Relacionar os terremotos e o vulcanismo com a posição geográfica
de determinadas regiões do planeta, junto aos limites de placas tectônicas. Os vulcões se localizam, geralmente, nas divisas de placas
tectônicas, e a incidência de terremotos em lugares nas bordas das placas. O Brasil,
por exemplo, se localiza no meio de uma placa, o que faz com que ele não tenha
nem vulcões nem terremotos. Já o Japão, que se localiza na divisa de uma possui
terremotos de alta escala e vulcões.
Compreender as premissas básicas da Teoria da Tectônica
de Placas. Descobriram-se as dorsais marinhas e
chegou-se à conclusão de que as áreas de vulcanismo e de terremotos coincidem
com as dorsais oceânicas que acompanham as grandes cadeias montanhosas nos
continentes. Grandes falhas geológicas sugerem que a crosta terrestre esteja
dividida em grandes placas. Descobriu-se, também, assoalho novo no fundo dos
oceanos, formado pelo magma que jorra na zona de contato entre as placas tectônicas.
Compreender as premissas básicas da Teoria da Deriva
Continental. A teoria da Deriva Continental foi proposta em
1912, pelo cientista alemão Alfred Wegener, dizia esse que há milhões de anos
havia um só continente chamado Pangéia que era cercado por um só oceano
denominado Pantalassa.
Interpretar
climogramas.
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