# Unidade
2: As transformações dos materiais
Tema 05:
Diversidade de substâncias
Reconhecer
e conceituar ácido, base, sal e óxido.
Ácido: composto
que dissolvido em água, quando ioniza, forma H+ como cátion, já o ânion varia.
HCl ---H2O---> H+ + Cl- [H+ é o cátion (1 elétron a menos >
carga positiva) e Cl- é o ânion (1 elétron a mais > carga
negativa)]
HI ---H2O---> H+ + I-
[H+ é o cátion (1
elétron a menos > carga positiva) e I- é o ânion (1 elétron a
mais > carga negativa)]
H2S ---H2O---> 2H+ + S-2
[Quando colocados na água, os
átomos se separam, ficando 2H + S, só que os átomos de cada H vai para o S, que
quando ganha dois elétrons vira um ânion -2, e o H, como cada um
perdeu 1 elétron, fica cada um H+]
Base: composto que dissolvido em
água, quando dissocia, libera OH- como ânion, já o cátion varia.
NaOH ---H2O---> Na+ + OH-
[Na+ como cátion e OH-
como ânion]
KOH ---H2O---> H+ + OH-
[H+ como cátion e OH-
como ânion]
Ca(OH)2 ---H2O---> Ca+2 + 2OH- [Quando adicionada a água, o Ca e os dois OH se separam, e logo depois o
Ca doa dois elétrons, um para cada OH, que ficam negativos (OH-
cada) e o Ca positivo (Ca+2)]
Sal: são
compostos iônicos formados a partir de um cátion da base
e de um ânion do ácido. A reação entre ácido e base se
chama neutralização, e produz sal e água.
HCl + NaOH ---H2O---> NaCl + H2O [NaCl é o sal e H2O é a água. O Cl
(ametal) e o Na (metal) se separam e se unem um ao outro. Já o H e o OH, se
unem, formando a água. O metal vem sempre na frente do ametal, por isso NaCl –
e NÃO ClNa]
HNO3 + NaOH ---H2O---> NaNO3 + H2O [Na (metal) + NO3 (ametal)]
H2SO4 + Ca(OH)2 ---H2O---> CaSO4 + 2H2O [Ca (metal) + SO4 (ametal) formam um sal
e 2H2O são duas moléculas de água]
H3PO4 + 3KOH ---H2O---> K3PO4 + 3H2O [quando adicionada a água, as substâncias se
separam e depois se unem, o O com o H, formando a água, e o K (metal) com o PO
(ametal) formando o sal]
Óxido: compostos formados por oxigênio + 1 elemento, exceto o flúor.
CO2 [C = 1 elemento + O = oxigênio]
Cl2O7; SO3; Na2O; CaO; Al2O3 etc
Aplicar o
conceito ácido, base, sal e óxido em situações problemas e imagens.
Explicar
a condução elétrica de ácidos, base, sal e óxido.
Ácido: HCl
>
NÃO CONDUZ
HCl ---H2O--->
H+ + Cl- > CONDUZ
Base: NaOH > NÃO CONDUZ
NaOH
---H2O---> Na+ + OH- > CONDUZ
Sal: NaCl > NÃO CONDUZ
NaCl ---H2O---> Na+ + Cl- > CONDUZ
Óxido: NÃO CONDUZ
Reconhecer
ácido e base por meio de indicadores, dentre eles a Fenolftaleína e o
Tornassol.
|
Fenolftaleína
|
Tornassol
|
Ácido
|
incolor
|
vermelho
|
Base
|
vermelho / róseo
|
azul
|
Compreender
o conceito de pH, sua escala e aplicar em situações problemas.
pH: (potencial
hidrogeniônico) – indica a quantidade de hidrogênio, de H+.
[quanto menor o número, mais
ácido é; quanto maior o número, mais básico é. 7 é neutro]
Notação
Científica (potência de 10) e Unidades de Medidas – material extra
Expressar
corretamente os números em potência de 10;
Realizar
cálculos (adição, subtração, multiplicação e divisão) usando potência de 10;
Compreender
as unidades de medidas e seus usos em diferentes situações;
Converter
as seguintes unidades de medida: comprimento, massa e tempo;
# Unidade
5: Cada vez mais rápido
Tema 01:
Movimento ou repouso?
Caracterizar
e compreender referencial. Referencial: é um corpo ou ponto
que se usa para estabelecer a posição de outros corpos. Se esta posição variar
no decorrer do tempo em relação ao referencial adotado, é porque há movimento, e, caso contrário,
há repouso.
[para as pessoas A e C, o B está em movimento, mas para o B, o A e o C
estão juntos em movimento. Para o A, o C está em repouso, e vice versa]
Diferenciar
e calcular (deslocamento X distância percorrida / velocidade média X velocidade
instantânea / variação de tempo).
Distância Percorrida: é uma grandeza que representa o quanto um corpo percorreu em uma
trajetória.
Deslocamento (deltaS): é a diferença entre a
posição final (S) e a inicial (Si)de um móvel ao longo de sua trajetória.
deltaS = S – Si
Velocidade
Instantânea: velocidade em que se
encontra um corpo em um determinado instante.
Ex.: valores indicados em um
velocímetro – cada hora é um: ora aumenta, ora diminui.
Velocidade
Média (Vm): estabelece uma relação entre o deslocamento (rS) e o intervalo de tempo (rT), estimando um valor de
velocidade que representa o percurso.
Converter
m/s em km/h e o contrário.
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