Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

SIMULADO - Filosofia (22.10)

POR NATÁLIA AMORIM - (está no m. sol de filosofia)


. Reconhecer e distinguir poder e força.

- O poder consiste num conjunto de relações de força que indivíduos ou grupos sociais estabelecem entre si a partir de sua situação na sociedade.
- A força é a capacidade de estimular ou inibir ações, não pela coerção ostensiva, mas sim pelo lento processo de formação de nosso comportamento e da assimilação de valores ao longo da vida.

. Identificar e caracterizar as formas de poder Legislativo, Executivo e Judiciário.

- Poder Legislativo: tem a função de criar leis, as instâncias são municipal (vereadores), estadual (deputados estaduais) e federal (deputados federais e senadores).

- Poder executivo: tem a função de representar o povo, as instâncias são municipal (prefeito), estadual (governador) e federal (presidente).

- Poder Judiciário: tem a função de aplicar as leis, as instâncias são municipal (juízes e tribunais regionais), estadual (juízes e tribunais estaduais) e federal (juízes, tribunais federais e ministros).

. Identificar e diferenciar poder político, econômico e ideológico e suas formas.

- Poder político: a força é dividida em psicológica e física, resulta na organização do poder de coerção.

- Poder econômico: a força é a riqueza, resultando na organização das forças produtivas.

- Poder ideológico: a força é o saber e resulta na organização do consenso.

As consequências:

A divisão da sociedade em ricos e pobres. (poder econômico)

A divisão da sociedade em sábios e ignorantes. (poder ideológico)

A divisão da sociedade em fortes e fracos. (poder político)

O que é política? Conceito, concepções grega e moderna.

- A política possui 4 definições:
1- a arte de governar;
2- a atuação de instituições ou de segmentos da sociedade civil com a finalidade de alcançar determinados objetivos;
3- todas as relações humanas são relações políticas;
4- a política consiste no conjunto das relações de poder vividas na sociedade.  

- A política (origina-se do grego polis e significa “cidade”) para os gregos significava uma unidade de vida social e política autônoma, da qual os cidadãos gregos participavam ativamente, decidindo sobre os destinos da cidade, ou seja, criavam leis.

- A concepção atual da política é a arte de governar, de atuar na vida pública e gerir os assuntos de interesses comuns.  Faz parte da vida, penetra todas as formas de relacionamento social ( relações humanas são relações políticas).

. Compreender o conceito de Política e Cidadania ao longo da história.

A diferença entre as concepções do período antigo (de Platão, Aristóteles) com as concepções modernas e nos nossos dias.


. Democracia e as formas de participação política.

            Democracia = forma de governo que consiste no governo em função de muitos, ou seja, a favor de todas as classes sociais.

            Democracia representativa = através do voto secreto escolhemos nossos representantes diretos nos cargos políticos, pois não é igual na Grécia antiga, onde todos os cidadãos participavam diretamente da política, hoje há muitos cidadãos para poucos cargos, por isso a participação dos cidadãos é indireta e representativa.
           
A indiferença política = analfabetismo político, ou seja, atitude de pessoas que não se importam com assuntos políticos, pois conseguem ver a relação entre as decisões políticas com a sua vida, por exemplo, o preço do arroz, do feijão, da carne, do transporte, de um tênis, da escola dependem das decisões políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário