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domingo, 21 de outubro de 2012

SIMULADO - Geografoa (22.10)



Explicar quais são as peculiaridades dos dois conjuntos regionais africanos (África Subsaariana e África Branca).

África Saariana
África Subsaariana
Localização
Acima do Saara
Abaixo do Saara
Religião
Islâmica
Animista
Diferença Histórica

Escravidão
Economia
Subdesenvolvido
Menos desenvolvido ainda
IDH
Elevado e médio
Baixo e médio
Clima
Desértico (árido e semiárido) e mediterrâneo (litoral norte)
Tropical (maior parte), equatorial, desértico e mediterrâneo (estremo sul)

Compreender os elementos históricos que condicionaram e ainda condicionam o quadro de subdesenvolvimento africano. A chegada dos colonizadores europeus no interior da África significou uma ruptura dramática do processo de desenvolvimento cultural e econômico dos povos que ali viviam. Eles escravizaram os negros da África Subsaariana e depois, na segunda metade do século XIX, iniciou-se uma segunda fase da dominação europeia, que envolveu também a África do Norte. A partir daí, eles queriam também o território e as riquezas naturais do continente, e fizeram a partilha da África como bem desejavam. Após a descolonização, os países que se tornaram independentes politicamente ainda continuaram dependentes econômicos dos colonizadores, o que ocorre até hoje.
*os piores lugares na terra para ser uma criança


Identificar a considerada Herança Maldita para a realidade do espaço africano. A “Herança Maldita” herdada pelo continente africano foi uma colonização pela metade, incompleta. Os colonizadores chegaram lá para explorar a terra e os habitantes com o trabalho e a exploração, e, após a saída dos colonizadores do continente, os países conseguiram uma independência política, mas não uma independência econômica.

Identificar a partir de dados, gráficos e tabelas os indicadores socioeconômicos que diferenciam a realidade da África Subsaariana da África Branca / Islâmica. A África Subsaariana (África Negra) apresenta quadros socioeconômicos baixíssimos. Lá, a expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos atinge 63%, e o nível de escolaridade chega a 44%. A África Saariana (África Branca) já apresenta indicadores socioeconômicos mais elevados do que a outra.

Compreender como a paisagem africana (em relação à infraestrutura de transportes tem relação direta com o processo de independência e exploração do continente). O transporte ferroviário do africano vai do centro do país para o litoral, levando as riquezas vegetais e minerais do continente para as embarcações, para serem exportados. Objetivo principal: exportação.

Compreender e explicar qual o melhor posicionamento de um país perante uma bacia hidrográfica. O melhor posicionamento de um país perante uma bacia hidrográfica é em suas nascentes e nos locais onde existem afluentes, pois assim podem controlar a qualidade dá água, possuem mais rios no território para uma plantação mais extensa e podem também utilizar o relevo para produzir energia elétrica com a força da água.

Identificar a localização dos países envolvidos com a Primavera Árabe. Primavera Árabe é o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.

Localização dos envolvidos: norte africano e península arábica (Oriente Médio).

Compreender o significado do nome Primavera Árabe. “Primavera”: florescimento de novos regimes; “Árabe”: ocorreu nos países árabes (apesar de várias nações afetadas não pertencerem ao “Mundo Árabe”).

Compreender quais foram os países atingidos pela Primavera Árabe.  
Principais países envolvidos: Egito, Tunísia, Líbia, Síria e Iêmem.
A Síria foi o único país que até agora não conseguiu derrubar o governo do ditador Bashar al-Assad.
   

Compreender a importância das ferramentas sociais como instrumentos de divulgação e organização dos protestos. Os governos perceberam o alcance e a força que a internet, em particular as redes sociais, tem perante a população no que se refere à difusão de ideias, opiniões e, principalmente, o de mobilização. O maior exemplo disso foi a Primavera Árabe que começou a partir de divulgações de ideias e opiniões nas redes sociais e que culminou com a queda de diversas ditaduras que estavam há décadas no poder.
      Nas redes sociais não há censura, o país não controla o que as pessoas vão falar sobre seu regime etc.

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