Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

SIMULADO - História (22.10)



ROTEIRO DE ESTUDOS

Identificar os motivos que levaram à II Guerra Mundial.
- Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. 

Surgimento de governos totalitários: um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. 

Crescimento do Comunismo: em consequência da Crise de 29, a Europa ficou (economicamente) quebrada, o levou a um crescimento Comunista, principalmente na Rússia. Enquanto o comunismo ia crescendo, Hitler ganhava forças, para ir contra ele.

Crise de 29: tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc.).

Desrespeito ao Tratado de Versalhes: a Alemanha estava tomada por um forte revanchismo nacionalista, reivindicando as regiões de Ausácia e Lorena perdidas para a França. Com o surgimento e regimes totalitários e com o expansionismo industrial (e bélico), a Alemanha acabou desrespeitando o Tratado de Versalhes.

Expansão pelo Mediterrâneo: a Itália tinha objetivos fascistas de expansão pelo Mediterrâneo, que conflitava com os objetivos Ingleses.

Domínio do Pacífico: na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Por isso, entrou em conflito com os EUA, pois os dois queriam conquistar o pacífico.

Relacionar os desdobramentos da Política de Apaziguamento para a II Guerra. A política do Apaziguamento foi a não intervenção da Liga das Nações no conflito entre Alemanha e Rússia, com os objetivos, na teoria, deixar o Capitalismo (mais fraco) se equilibrar ao Comunismo (mais forte), mas, na prática, eles queriam deixar o capitalismo ultrapassar o comunismo, pois a Liga era formada de países extremante capitalistas. Foi mais um atraso para o inicio da guerra, pois a Inglaterra e a França não entrariam em nenhum lado. Quando a Rússia e a Alemanha assinaram o Ribbentrop-Molotov e invadiram, juntos, a Polônia. Com esse acordo, os países da Liga (Reino Unido e França) declararam guerra à Alemanha, pois sacaram que ela queria dominar primeiro o lado oeste da Europa, e depois o leste.

Identificar a atuação da ideologia nazista junto à juventude. "É por meio da juventude que começarei minha grande obra educacional. Nós, os velhos, estamos gastos. Não temos mais instintos selvagens. Mas minha esplêndida juventude! Nós temos uma das mais belas do mundo. Com eles, poderei construir um mundo novo!" Adolf Hitler.
Em diversos momentos, Adolf Hitler se voltou às crianças e jovens alemães. Ele acreditava que representariam o futuro da raça ariana, porque os adultos já estariam "velhos" e "gastos". Muitos jovens chegaram a perder a vida em nome da organização. No início do governo nazista, as brigas de rua com os comunistas eram frequentes. Já durante a Segunda Guerra Mundial muitos deles foram lutar nas frentes de combate alemãs. (site de onde tirei isso - fala tudo sobre a juventude hitlerista na Ale e aqui no Brasil também:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/juventude_hitlerista_a_brasileira_imprimir.html)

Relacionar os termos abaixo à II Guerra. Todos estes termos estão relacionados à II Guerra devido ao fato de serem ataques e alianças ocorridos na II Guerra. A Alemanha, do Eixo, utilizava a tática Blitzkrieg para dominar rapidamente a Europa, numa tentativa de derrubar os Aliados. O que levou à Grande Aliança, quando os EUA entram na Guerra para ajudar a Inglaterra e a França a derrotar o Eixo, foi o ataque feito pelo Japão à Pearl Harbor (1941). O Japão, do Eixo, realizou o Kamikaze contra os navios inimigos (os Aliados), sabendo que os EUA os atacariam cedo ou tarde. Esse ataque veio em 1945. Os EUA (Aliado) destruiu a cidade de Nagazaki, no Japão, com uma bomba atômica.

Blitzkrieg. Foi uma tática de ataque utilizado na IIGM, que consistia em um ataque relâmpago, um ataque rápido ao inimigo, com o intuito de as forças inimigas não conseguir organizar um contra ataque ou uma defesa.

Kamikaze. Também conhecido como Ataque Especial, foi um ataque feito pelos pilotos japoneses, que arremessavam seus aviões contra os navios inimigos, contra os Aliados, pois não tinham combustível o suficiente para chegar a uma base segura.
 
A Grande Aliança. União entre Inglaterra, França e Estados Unidos compondo o grupo dos Aliados.
 
As nações do Eixo. União entre Alemanha, Itália e Japão.

Nagasaki. Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América na ordem do presidente americano Harry S. Truman nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.

1. Blitzkrieg                             (      ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze                             (      ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. A Grande Aliança                 (      ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
4. As nações do Eixo                (      ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki                              (      ) Japão, Itália e Alemanha.

a) 2, 3, 5, 4 e 1
b) 1, 2, 5, 4 e 3
c) 1, 5, 2, 4 e 3
d) 1, 5, 2, 3 e 4 << certa!
e) 4, 5, 2, 3 e 1

Relacionar o New Deal e o ataque à Pearl Harbor à queda de desemprego nos EUA. O New Deal foi o plano de recuperação econômica dos EUA após a Crise de 29, que reaqueceu as indústrias e gerou novos empregos. Após o ataque à Pearl Harbor, os EUA entram na guerra e acabam tendo que produzir armamentos e suprimentos para a guerra, o que também eleva o numero de empregados no país.

Interpretação de Texto.

Curiosidade:
Países envolvidos na Segunda Guerra Mundial
ALIADOS
- Reino Unido
- França
- União Soviética
- Estados Unidos da América
- República da China
- Polônia
- Canadá
- Austrália
- Nova Zelândia
- Iugoslávia
- África do Sul
- Filipinas
- Dinamarca
- Noruega
- Países Baixos
- Bélgica
- Tchecoslováquia
- Índia
- México
- Luxemburgo
- Grécia
- Brasil
EIXO
- Alemanha
- Império do Japão
- Reino de Itália
- Romênia
- Tailândia
- Hungria
- Bulgária

Nenhum comentário:

Postar um comentário