Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ciências - SIMULADO (18.06)


# Unidade 2: As transformações dos materiais
Tema 01: A constituição da matéria.
Caracterizar, localizar e calcular as sub partículas atômicas (prótons, elétrons e nêutrons). Prótons: são as sub partículas de carga positiva, e se localizam no núcleo do átomo. Elétrons: são as sub partículas de carga negativa, e se localizam na eletrosfera. Nêutrons: são as sub partículas de carga neutra, e se localizam no núcleo do átomo, para não deixar prótons e nêutrons se atraírem.
Caracterizar átomo neutro e íons (cátions e ânions). Neutro: quando o número de prótons for igual ao número de elétrons.  Íon: quando ganha ou perde elétrons. O numero de prótons é diferente do número de elétrons: a) cátion: quando perde elétrons e fica com carga positiva; b) ânion: quando recebe elétrons e fica com carga negativa.
Conceituar e calcular número atômico e massa. Número Atômico (Z): é a quantidade de prótons que um átomo possui, ou seja, mesmo elemento químico, mesmo número atômico. Massa (A): toda a massa se encontra no núcleo:


(massa = prótons + nêutrons).


Conceituar elemento químico e conhecer suas representações. Elemento Químico: conjunto de átomos que possuem o mesmo número de prótons, mesmo número atômico. Representações: 1ª letra minúscula; 1ª maiúscula + 2ª minúscula; nome em latim (língua morta).
Outras maneiras:

 (assim na forma escrita, porque na tabela o numero atômico é em cima e a massa é embaixo).


Conceituar, aplicar e diferenciar elementos isótopos. Isótopos: são dois ou mais átomos do mesmo elemento que possuem no atômico igual, mas massas diferentes. O número de prótons define o elemento (se todos os átomos têm o mesmo numero de prótons, são do mesmo elemento):













Extrair dados a respeito dos elementos químicos por meio da utilização da tabela periódica e relacionar ao número de elétrons, nêutrons, prótons, massa e as propriedades químicas. Representação:











Reconhecer e conhecer as famílias e os períodos. Famílias: linha vertical; propriedades semelhantes; quantidade de elétrons na última camada (fam. 1=1e, 2=2e, 13=3e, 14=4e, 15-5e, 16=6e, 17=7e, 18=18e). Famílias nomes: 1-Metal Alcalino
2-Metal Alcalino Terroso
3 a 12-Elemento de Transição
13-Familia do Boro
14-Familia do Carbono
15-Familia do nitrogênio
16-Calcogênio
17- Halogênio
18-Gases Nobres
Períodos: linha horizontal; são 7; no atômico crescente; o no indica a quant. de órbitas.
Reconhecer o número atômico como critério básico da classificação periódica moderna. A tabela periódica atual é do Mosely, e os elementos são organizados na ordem crescente do número atômico (ex.: H: Z=1; He: Z=2; Li: Z=3 etc.).
Identificar os símbolos de elementos mais comuns na tabela periódica. H=hidrogênio, He=hélio, C=carbono, N=nitrogênio, O=oxigênio, F=flúor, Na=sódio, S=enxofre, Cl=cloro, Ar=argônio, K=potássio, Ca=cálcio, Fe=ferro, Br=bromo, Ba=bário, Au=ouro, U=urânio e P=fósforo.
Classificar e caracterizar os elementos em: Metal, Ametal e Gases nobres. Ametal: B, C, N, O, F, Si, P, S, Cl, As, Se, Br, Te, I e At. Gases Nobres: He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn, Uuo. Metal: todos os que não são nem ametais nem gases nobres.

Tema 02: Milhões de Substâncias.
Classificar as substâncias em iônicas, metálicas, covalentes ou moleculares, a partir de propriedades como: temperaturas de fusão e ebulição, estado físico nas condições ambientes e condutibilidade elétrica. Regra do Octeto: estabilidade acontece com 8 elétrons na [ultima órbita (exceto: H, He, Li, Be e B – estáveis com 2 na última órbita). Valência: no de elétrons que o átomo pode ganhar ou perder. Família: 1:+1, 2:+2, 13:+3, 14: +4/-4, 15:-3, 16:-2, 17:-1.
Reconhecer que as ligações químicas se estabelecem pela união entre átomos por meio da interação dos elétrons da camada de valência e representá-las através dos modelos de Lewis (fórmula eletrônica), estrutural e molecular.
Explicar as ligações iônicas e covalentes pela regra do octeto, reconhecendo suas limitações. Ligação Iônica: Metal: facilidade para perder elétrons > cátion. Ametal: facilidade para ganhar elétrons > ânion. Essa ligação acontece em metal e ametal; elétrons doados=elétrons recebidos; íons de cargas opostas se atraem.









Formula Iônica: Na+1Cl-1. Fórmula Mínima: NaCl.
Ligação Covalente: acontece entre metal e ametal; os átomos se unem por compartilhamento de elétrons, formando moléculas.
Fórmuas: 1) molecular: Cl2. 2) eletrônica: Clo---oCl. 3) estrutural: Cl---Cl.
Prever o tipo de ligação formada a partir da distribuição eletrônica dos átomos ligantes e de suas posições na tabela.

# Radiação:

Caracterizar e diferenciar as radiações do tipo alfa, beta e gama. Alfa: 2P + 2N (perde); instabilidade no núcleo; altera o elemento e a massa. Beta: libera elétrons; instabilidade no núcleo; muitos nêutrons (que se dividem em prótons e elétrons); altera o elemento, mas não a massa. Gama: libera energia na forma de ondas eletromagnéticas; instabilidade no núcleo; mesmo elemento.
Aplicar em situação problema os conceitos estudados em sala de aula.


# Laboratório

Nenhum comentário:

Postar um comentário