Páginas

domingo, 3 de junho de 2012

Roteiro de História 04.06

Verbos de comando presentes na prova:
CITE – Dizer o nome.
IDENTIFIQUE – Dizer o que é.
EXPLIQUE Desenvolver, para tornar compreensível; apresentar razões.
CONCEITUE – Dar o conceito, o significado de.
RELACIONE – Estabelecer ligações.

IDENTIFICAR os movimentos sociais da Primeira República. Guerra dos Canudos, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata.

CARACTERIZAR os movimentos sociais da Primeira República. - Guerra dos Canudos (foi uma revolta messiânica – onde o líder era religioso – e nela o líder Antônio Conselheiro criticava o governo republicano, pois com a república o Estado não seria religioso, o juiz seria a autoridade máxima, e não Deus. Antonio levava consigo as pessoas (consequentemente os votos), o que fazia com que os coronéis ficassem sem os votos, não sendo possível a Política dos Governadores nem a Política do Café com Leite. O Estado brasileiro mandou 3 expedições para destruir Canudos, mas se retiraram antes do fim da guerra. Na 4ª expedição os conselheiristas foram mortos, a cidade destruída e Antônio Conselheiro morto);
- Revolta da Vacina (foi quando, durante a reurbanização do Rio, o prefeito mandou vacinarem todos os cidadãos devido às doenças que haviam se tornado epidemias. A reação popular não era exatamente contra a vacinação, mas contra o fato de ser obrigatória. Afirmavam que os aplicadores eram violentos e os soros pouco confiáveis. Os motins desorganizados formados depredavam bens públicos e roubavam armamentos e dinamite. Chegou ao fim quando a policia, o exercito, a guarda nacional e a marinha agiram. Houveram mortes, pessoas feridas e presas. Depois disso a vacina deixou de ser obrigatória e mestiços, negros e pobres expulsos da cidade);
- Revolta da Chibata (ocorreu poucos anos depois da revolta da vacina. Os marinheiros se rebelaram contra os maus-tratos (principalmente com a chibata) a que eram submetidos pelos seus oficiais. Enviavam frequentemente cartas ao Ministério da Marinha com pedidos para o fim dos castigos corporais e melhoraria das condições de trabalho. O governo nada fazia, então os marinheiros começaram a organizar a revolta. Prenderam os oficiais e ameaçaram bombardear a cidade caso não atendessem seus pedidos. Os castigos físicos foram abandonados, uma lei de aumento dos salários foi aprovada e a melhoria das condições de trabalho foram sendo conquistadas).

RELACIONAR os movimentos sociais do período às realidades de vida e aos problemas vividos pelas populações que promoveram os mesmos. Os negros, pobres e mestiços não eram aceitos pela elite carioca. Eram duramente mal tratados e excluídos pelo governo, e o que ganhavam não os possibilitavam de ter uma vida boa.
- Na Guerra dos Canudos os cidadãos pobres trabalhavam muito em troca de salários baixos nas fazendas de café e resolveram buscar uma vida de igualdades em outra cidade.
- Na Revolta da Vacina os mais pobres eram mal tratados pelos aplicadores da vacina, não acreditavam na eficiência do soro e suas casas, se apresentassem sinais de pouca higiene, eram demolidas e estes ficavam sem moradia.
- Na Revolta da Chibata os marinheiros, em sua maioria negros e mestiços, tinham péssimas condições de trabalho, de alimentação, seu salários eram muito baixos e eram castigados com chibatadas, palmatórias nas nádegas etc.

EXPLICAR os impactos sociais das Reformas Urbanas na Capital. O presidente da república implementou o projeto de reurbanização da capital, onde limpariam a capital dos velhos hábitos e reconstruiriam-na nos padrões europeus. Cortiços populares foram demolidos para abrirem largas avenidas. As condições de vida da população pobre pioraram. Os impostos e o custo de vida ficaram mais caros e muitos, que haviam ficado sem moradia e que não conseguiam viver pagando altos preços, mudou-se para as encostas dos morros, fazendo nascerem assim as primeiras favelas.

EXPLICAR as estratégias do governo da Primeira República para enfrentar a desvalorização do café. O café, produto principal que movimentava a economia da época, entrou em decadência. Devido a Grande produção, sacas de café foram estocadas, o preço diminuiu e a exportação do produto foi reduzida a metade. O governo, para diminuir a crise, comprava dos cafeicultores a produção excedente e a queimava, numa tentativa de equilibrar a exportação do produto, evitando que seu preço caísse ainda mais. Essa estratégia recebeu o nome de Convênio de Taubaté.

ANALISAR a relação entre público e privado na política da Primeira República. O poder privado se apropriava do poder público, como ocorria nas eleições dos cargos políticos. A Política dos Governadores mantinha sempre um grupo político (no caso a Oligarquia) no poder do Estado, e esta, sempre agia para beneficio próprio. O Convênio de Taubaté e a Política do Café com Leite foram exemplos.

EXPLICAR o acordo político entre Governo Federal e Oligarquias Estaduais durante o período da República das Oligarquias. O acordo foi a Política dos Governadores, que assegurava o domínio da máquina administrativa (da administração do país) por um único grupo. Assim evitava o confronto e impedia-se o revezamento de forças no poder. Mantinha o Convênio de Taubaté e a política do Café com Leite funcionando, pois neles a oligarquia estava sempre no poder.

RECONHECER as práticas eleitorais fraudulentas do período. Política dos Governadores, Política do Café com Leite e Convênio de Taubaté.

AVALIAR criticamente a relação entre as oligarquias estaduais mais poderosas do período. As oligarquias estaduais mais poderosas eram SP e MG. A relação entre elas é que as duas se revezavam no poder através da Política do Café com Leite, e isso mantinha sempre essas duas oligarquias no poder, não dando chance aos outros estados (MA, PR, BA etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário